Usar milhas para viajar podem ser um ativo valioso na redução de despesas com viagens e aquisição de bens e serviços.
Segundo dados recentes divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2022, houve um aumento significativo nos preços das passagens aéreas no último ano, com alta de 50,11%.
Da mesma forma, os pacotes turísticos também sofreram reajustes de preços, subindo cerca de 17% no mesmo período. Em meio ao aumento generalizado de preços, usar milhas para viajar pode ser a solução necessária para viabilizar financeiramente a viagem pretendida.
Sumário
O que são milhas?
As milhas aéreas são uma consideração que as companhias aéreas dão aos clientes. Ao se inscrever em um programa de milhagem, você ganhará recompensas sempre que voar com essa empresa.
Este é um incentivo para usar a mesma empresa sempre que viajar. Fatores como distância percorrida, classe de viagem e tarifa afetam o número de milhas que um cliente ganha. Ao acumular milhas, você pode ganhar descontos na passagem aérea e, em alguns casos, até mesmo no preço total da passagem aérea.
Como escolher o melhor plano de milhagem?
Cada programa de milhagem tem suas próprias características. Para escolher o melhor, é preciso analisar as regras de funcionamento de cada um e, a partir daí, entender qual é o melhor para as suas necessidades.
Essas diferenças podem se refletir no número de milhas necessárias para resgatar uma passagem aérea, no prazo de validade dos pontos, nos benefícios oferecidos (como franquia de bagagem, acesso a salas de aeroporto ou check-in prioritário, etc.).
Outro aspecto importante a considerar são seus hábitos de viagem. Se você é um viajante frequente, quais rotas você usa com mais frequência? Quais empresas oferecem essas rotas? Se você está segmentando voos internacionais, tente descobrir quais empresas parceiras operam em seu segmento preferido. Tudo isso ajudará você a escolher o plano de milhagem mais adequado.
Como usar milhas para viajar?
O uso do cartão de crédito (para compras e pagamento de contas) e a compra de passagens aéreas são as formas mais conhecidas de usar milhas para viajar.
No que diz respeito às passagens aéreas, é importante saber que os pontos não são gerados automaticamente quando você as compra. Portanto, você precisa solicitá-lo no check-in. Se você esquecer de resgatar seus pontos no balcão de embarque, poderá resgatá-los posteriormente na empresa.
Para fazer isso, você precisa acessar o site da empresa, preencher um formulário de crédito e anexar uma cópia do seu bilhete e do cartão de embarque. Mas atenção: há um prazo para fazer essa solicitação, que pode variar de seis meses a um ano a partir da data do embarque, dependendo da empresa.
Por fim, mesmo que você esteja pedindo pontos ao embarcar no avião, é uma boa ideia confirmar no site da empresa após alguns dias se os pontos realmente caíram na sua conta. Isso ocorre porque esses registros eventualmente falharão.
Além de cartões e passagens, existem outras estratégias que podem ajudar você a usar milhas para viajar mais rapidamente. A seguir, confira os principais.
1 – Compre em um site parceiro
Todos os programas de fidelidade possuem parcerias com empresas de e-commerce, hospedagem, locadoras de veículos e diversos outros serviços. Ao adquirir qualquer produto ou serviço desses parceiros, você será pontuado duas vezes: com seu cartão de crédito, e com um bônus do parceiro em sua compra.
2 – Promoção de Transferência de Pontos
Outra ótima forma de acumular milhas é por meio de promoções que transferem os pontos do cartão de crédito para os programas de fidelidade das companhias aéreas, o que acontece com bastante frequência.
3 – Clube de Milhas
Os programas de fidelidade têm clubes de milhas. Os membros do programa podem acumular um número fixo de milhas por mês após o pagamento de uma taxa mensal.