Como comprar passagens aéreas baratas mesmo com aumento de 48% em um ano

O Vai de Milha pode, em alguns casos, receber comissões por compras feitas através de links e banners encontrados em nosso site. É importante ressaltar que essa possibilidade de comissão não afeta o preço final dos produtos ou serviços que você adquire.

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os preços das passagens aéreas subiram 48,11% em 2023, o maior aumento desde 2011.

O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), divulgado na quinta-feira (28), mostrou que o item subiu 9,02% em dezembro, o que teve maior impacto na prévia da inflação, que ficou em 0,4%.

Além da oferta insuficiente causada pela forte demanda nos feriados e pelo clima quente, vários fatores, como os preços do querosene de aviação e as taxas de câmbio, também causam flutuações nos preços das passagens aéreas.

O último levantamento da Anac (autoridade nacional de aviação civil), de outubro, confirma essa mudança e mostra que o preço médio das passagens aéreas é de 741,47 reais (preço corrigido pela inflação oficial). Este é o valor mais elevado desde o início da análise em 2010. No mesmo mês do ano passado, o preço médio do ingresso caiu 10,8%, para R$ 669,12.

Como comprar passagens aéreas baratas ainda em 2023?

Veja a seguir as orientações para driblar os preços altos das passagens aéreas:

1 – Planeje com antecedência

Os consumidores terão tempo para monitorar as mudanças de preços. O ideal é planejar a compra de suas passagens com antecedência, pelo menos três semanas antes da data da viagem.

2 – Datas flexíveis

Simule a compra de passagens para o mesmo itinerário e teste voos e datas diferentes.

3 – Hoteis

Se possível, teste também o mesmo itinerário no dia anterior ou posterior à saída e chegada. Como estratégia para a recuperação sustentável dos negócios, muitas redes hoteleiras estão adotando políticas dinâmicas de preços (semelhantes às já implementadas por aplicativos de transporte urbano) para aumentar as diárias dos quartos durante períodos de alta demanda e ocupação.

4 – Evite alta temporada

A procura tende a ser elevada durante as férias escolares, feriados prolongados e aniversários, pelo que os preços dos bilhetes tendem a aumentar durante estes períodos.

5 – Programa de fidelidade

Estas iniciativas permitem acumular pontos para cada segmento de voo, que podem ser convertidos em novos bilhetes ou adquiridos em parceiros.

Compartilhe:

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *