O último ranking AirHelp Score, publicado em 4 de dezembro, revelou que nenhuma das companhias aéreas brasileiras entrou na lista das melhores companhias aéreas do mundo em 2023.
A Qatar Airways, pelo segundo ano consecutivo, continua a dominar o ranking como a escolha preferida entre os passageiros em todo o mundo.
Desde 2015, é realizada uma pesquisa que envolve a entrada de 16 mil passageiros de 58 países diferentes. Esta pesquisa avalia três aspectos fundamentais:
- Pontualidade dos voos;
- Qualidade do serviço prestado pela companhia aérea;
- Eficácia no tratamento das reclamações dos clientes, nomeadamente na resposta aos pedidos de indemnização dos clientes registados na base de dados da empresa.
Veja a lista das melhores companhias aéreas do mundo
O Catar obteve uma impressionante pontuação final de 8,38, com classificações dignas de nota na satisfação do usuário (8,8), pontualidade dos voos (8,4) e eficiência no tratamento de reclamações (8,0).
Também no pódio das melhores companhias aéreas do mundo estiveram duas empresas europeias: a transportadora alemã de baixo custo Eurowings e a LOT Polish Airways. Nenhuma empresa entre as 10 primeiras é da América do Sul, e as empresas mais bem avaliadas são da Ásia, Europa e Estados Unidos.
Das 83 companhias listadas pelos passageiros no levantamento das melhores companhias aéreas do mundo, Azul e Gol ocupam o 47º e 68º lugares, respectivamente, caindo em relação ao ranking de 2022, quando a Azul ficou em 45º e a Gol em 36º lugar. A Latam, que o ano passado ocupou a quinta posição e, neste ano, acabou não aparecendo na relação.