Carnaval 2024 em São Paulo: o que fazer no feriado?

O Vai de Milha pode, em alguns casos, receber comissões por compras feitas através de links e banners encontrados em nosso site. É importante ressaltar que essa possibilidade de comissão não afeta o preço final dos produtos ou serviços que você adquire.

 

O Carnaval 2024 em São Paulo vai acontecer entre os dias 10 a 13 de fevereiro com atividades para todos os grupos de pessoas, que inclui apresentação das Escolas de Sampa no Sambódromo, e os diversos blocos de rua que vão animar diversos pontos da cidade.

A cidade de São Paulo se tornou nos últimos anos mais um roteiro de Carnaval para quem busca curtir a feriado de forma diferente. Isso porque, a cidade reúne opções variadas de diversão e vem recebendo turistas do Brasil e do mundo.

Curiosidades do Carnaval de São Paulo

As origens do carnaval paulistano remontam a 1857, quando o bloco carnavalesco conhecido como Os Zuavos, composto por integrantes do Clube da Família e da Sociedade Emancipadora Piratininga, saiu às ruas do bairro da Liberdade para defender a abolição da escravatura.

O primeiro samba gravado em São Paulo foi intitulado “Isto é bom” e foi composto por Xisto Bahia (1841-1894). Esta música pioneira foi gravada pela primeira vez em 1902 e foi interpretada por Baiano (Manuel Pedro dos Santos), abrindo caminho para que a Casa Edison se tornasse pioneira na produção de discos de gramofone no Brasil.

No ano de 1914, um bloco carnavalesco chamado Grupo Barra Funda participou dos festejos vestidos com camisas verdes. Com o passar do tempo, esses integrantes ganharam reconhecimento e ganharam o apelido de “o bloco dos meninos da camisa verde”.

Para evitar confusão com os Integralistas, organização fascista liderada por Plínio Salgado, o grupo decidiu alterar o nome para Camisa Verde e Branco. Depois de uma longa ausência, eles ressurgiram no ano de 1953. Finalmente, em 1971, esse grupo se transformou em uma escola de samba conhecida como Cordon.

Blocos de rua no Carnaval 2024 em São Paulo

Para atrair mais público a folia e evitar que a população pudesse ir para outras cidades curtir, a prefeitura liberou anos atrás os blocos de rua, que levam música e diversão para diferentes pontos da cidade. Dentre os mais famosos para o Carnaval 2024 em São Paulo, destaque para:

Sargento Pimenta

Famoso por tocar hits dos Beatles em ritmo de marchinhas, o Sargento Pimenta sai da Av. Brigadeiro Faria Lima, na altura do cruzamento com a Av. Presidente Juscelino Kubitschek.

Casa Comigo

Com saída da Rua Henrique Schaumann, o bloco tem fama de “casamenteiro” e atrai grandes turmas de amigos. São cerca de 50 ritmistas tocando marchinhas, sambas, forró e sons indie.

Domingo Ela Não Vai

Com clássicos do axé dos anos 1990, o bloco está previsto para sair do encontro da Av. Ipiranga com a Av. São João, no Centro.

Monobloco

A banda carioca faz releitura de hits de nomes como Tim Maia e Jorge Ben com muita batucada. Concentração no Ibirapuera, perto do Obelisco.

Chá da Alice

Um dos blocos LGBTQIA+ mais badalados do país, em São Paulo o Chá começa o desfile na Av. Brigadeiro Faria Lima.

Acadêmicos do Baixo Augusta

O bloco de música brasileira se tornou um dos mais famosos do carnaval paulistano – portanto, chegue cedo. Sai da Av. Consolação, como manda a tradição.

Escolas de Samba no Carnaval 2024 em São Paulo

A Liga das Escolas de Samba realizou sorteio para definir a ordem dos desfiles do Carnaval de São Paulo 2024. Os desfiles de grupos especiais estão programados para sexta e sábado, 9 e 10 de fevereiro, respectivamente, de acordo com o calendário.

Pelo regulamento, a campeã do carnaval de 2023, Mocidade Alegre, tem o direito de escolher sua vaga no desfile de 2024, e a escola será a terceira a entrar na avenida no sábado, dia 10. Ainda dentro do regulamento, a Camisa Verde e Branco, campeã deste ano do grupo Acesso 1, será a primeira a desfilar nas sextas-feiras, dias 9 e 10.

A norma também prevê o fechamento dos desfiles por dois dias. Por convenção, os 11º e 12º colocados do Carnaval 2023 preencherão esses cargos, são eles Acadêmico do Tucuruvi e Rosas de Ouro.

Compartilhe:

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *