Quem tem direito a Sala VIP dentro dos aeroportos?

O Vai de Milha pode, em alguns casos, receber comissões por compras feitas através de links e banners encontrados em nosso site. É importante ressaltar que essa possibilidade de comissão não afeta o preço final dos produtos ou serviços que você adquire.

 

Quem gosta de viajar sabe como é legal ter um espaço dentro do aeroporto que pode oferecer conforto antes do voou. É isso o que proporciona a Sala VIP, um ambiente criado para proporcionar uma experiência diferente aos viajantes.

As Salas VIP ficam localizadas dentro dos aeroportos do Brasil e do mundo, oferecendo uma gama de serviço aos passageiros. Entretanto, muitas pessoas ainda tem dúvidas de como ter acesso e quais as maneiras de usar o serviço.

Por isso, criamos este artigo para trazer todas as informações que você precisa saber sobre lounges de aeroportos. Ao lê-lo, você entenderá como funcionam, quais são os benefícios e como acessar esses espaços.

Como funciona a Sala VIP dos aeroportos?

A Sala VIP é dedicada à conveniência e ao conforto dos passageiros regulares das companhias aéreas, bem como dos que voam na classe executiva ou na primeira classe.

Com o passar do tempo, porém, o acesso a essas salas foi ampliado para usuários de outros programas de fidelidade, cartões de crédito de alta renda e qualquer pessoa disposta a pagar pelo serviço (em alguns casos).

Em termos de operação, podemos dizer que os serviços oferecidos nas salas VIP dos aeroportos variam muito não só em qualidade, mas também em quantidade. Algumas salas VIP são, na verdade, exclusivas, o que dificulta ainda mais o acesso a elas. Outras empresas, por outro lado, fornecem aos clientes serviços mais básicos e práticos.

Porém, com praticamente todos oferecendo opções de petiscos e bebidas à vontade, fica claro que há uma distinção necessária entre quartos exclusivos e mais básicos.

A verdade é que, de qualquer forma, a Sala VIP do aeroporto é muito mais confortável do que o lobby, pois tem mesas, cadeiras, sofás, sala de TV, tomadas para computador, wi-fi, banheiros, salas de reunião, espaço kids, buffet completo e uma grande variedade de bebidas, inclusive alcoólicas.

Quem tem direito a Sala VIP dentro do aeroporto?

Independentemente do valor do bilhete adquirido, todos os passageiros que viajam em Primeira Classe ou Classe Executiva têm direito a utilizar a sala VIP do aeroporto da empresa (ou parceira) antes da viagem ou durante uma conexão (se houver).

Adicionalmente, os clientes de programas de fidelização de companhias aéreas, programas de fidelização específicos como o Priority Pass ou Loungekey e os titulares de cartões de crédito elegíveis para a oferta têm direito a utilizar os lounges dos aeroportos.

Como acessar uma Sala VIP?

Algumas salas VIP de aeroportos não aceitam pagamentos únicos. Portanto, para acessá-los, você precisa ser um cliente especial ou pagar por um programa específico. Basicamente, existem quatro maneiras de obter acesso às salas VIP do aeroporto.

Cartão de crédito

Seu cartão de crédito pode ser a rota mais acessível para o mundo dos lounges. Alguns cartões (geralmente cartões de alto valor) oferecem aos clientes acesso preferencial às salas VIP. A maneira mais conveniente é oferecer salas VIP por meio do programa com cartão de crédito.

CIA aérea

Independentemente do cartão de crédito utilizado, se viajar em primeira classe ou classe executiva, poderá ter acesso a uma sala VIP no aeroporto da companhia aérea ou parceira onde comprou o seu bilhete.

Programas específicos

O Priority Pass e o Dragon Pass são dois dos melhores programas específicos que dão direito ao acesso às salas VIP.

Fazendo pagamento

Pagar pelo acesso à sala VIP é uma forma de usar determinados serviços da sala VIP que vendem passagens só de ida. Os preços costumam ser um pouco altos e são cobrados por hora. Depende muito do quarto em questão, mas no Brasil os preços podem variar de R$ 100 a R$ 200 por pessoa. No exterior, por conta do câmbio, o preço é ainda mais salgado, podendo chegar a 100 dólares americanos.

Programas que fazem parte da Sala VIP

A sala VIP é um espaço indispensável na maioria das viagens. Esses lounges são uma grande vantagem, pois os viajantes frequentes geralmente precisam de um espaço para reuniões antes de embarcar em um voo.

Além disso, eles são ótimos para ajudar a passar o tempo, seja para uma pausa ou para ser produtivo por longos períodos. Os chamados programas de lounge VIP autônomos podem ser uma boa forma de aproveitar esses espaços, dependendo do perfil do viajante. Então vamos ver os principais:

LoungeKey

O LoungeKey é um dos principais programas independentes de salas VIP, ele oferece acesso a mais de 1.000 lounges espalhados pelo mundo. Assim como o Priority Pass, o programa também pertence ao Collinson Group.

Priority Pass

Também pertencente ao Collinson Group, o Priority Pass é outro dos principais programas de salas VIP. Ele oferece mais de 1.300 salas VIP aos seus membros, sendo a maior rede de lounges do mundo. Como mencionado, a empresa comercializa três tipos de assinaturas.

Dragon Pass

De origem chinesa, o Dragon Pass conta com uma rede de mais de 1.200 salas VIP espalhadas ao redor do mundo, incluindo muitos locais da China e do restante da Ásia.

Diners Club Lounges

Atualmente a bandeira Diners Club pertence à Discover Financial Services dos Estados Unidos. O programa possui parceria com mais de 1.000 salas VIP em todo o mundo.

Compartilhe:

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *