Não existem feriados julho 2023 de forma nacional, que possa atingir todos os lugares do Brasil. Mas, alguns estados comemoram datas importantes nesta época do ano, sendo um bom momento para descanso e aquela tão desejada férias de avião.
Quais os feriados julho 2023?
Abaixo a lista de alguns feriados neste mês de julho dentro dos estados brasileiros:
2 de julho: Independência do Estado da Bahia (feriado na Bahia)
8 de julho: Emancipação política de Sergipe (feriado em Sergipe)
9 de julho: Revolução Constitucionalista de 1932 (feriado em São Paulo)
25 de julho: Dia de São Tiago (feriado no Amapá)
28 de julho: Dia da Adesão do Maranhão à Independência do Brasil (feriado no Maranhão)
O que significa cada feriados julho 2023?
Mas, qual o significado de cada uma desses feriado julho 2023 para cada estado que está comemorando? Veja abaixo:
2 de julho: Independência do Estado da Bahia (feriado na Bahia)
Na Bahia, o dia 2 de julho é um feriados julho 2023, pois marca o dia em 1823, quando as forças portuguesas foram expulsas do estado. Este momento crucial da história simboliza a consolidação da independência do Brasil. Antecipando a iminente independência do Brasil, Portugal despachou reforços militares para a Bahia. No entanto, esse movimento não foi suficiente para satisfazer Portugal, e a guerra estourou meses antes da declaração oficial de independência do Brasil.
A situação na Bahia só ficou mais perigosa depois que a independência foi proclamada. Depois de vários meses, os portugueses foram finalmente derrotados quando soldados brasileiros entraram na cidade de Salvador. A comemoração dessa data é conhecida e reverenciada, muitas vezes marcada por uma procissão comemorativa da chegada do Exército Pacificador a Salvador.
8 de julho: Emancipação política de Sergipe (feriado em Sergipe)
No dia 8 de julho, Sergipe comemora sua libertação política e administrativa (independência) da Bahia. Em 8 de julho de 1820, D. João VI, pai de D. Pedro I, assinou a Proclamação de Emancipação. A libertação ocorreu graças à participação de Sergipe na oposição à Revolução Pernambucana de 1817, o que pode ser considerado uma forma de o Papa João VI agradecer aos que lhe foram leais durante a revolução.
Embora João VI tenha assinado a altitude de Sergipe em 1820, Pedro não reconheceu sua altitude até 5 de dezembro de 1822. Por meio desse acontecimento histórico, Sergipe foi elevado à província do Império do Brasil e passou a administrar seu próprio território. Antes disso, Sergipe fazia parte do Governo Metropolitano da Bahia.
9 de julho: Revolução Constitucionalista de 1932 (feriado em São Paulo)
Em São Paulo, o dia 9 de julho é considerado feriados julho 2023. Isso porque marca o início oficial da Revolução Constitucionalista em 1932. A revolução foi um movimento de oposição ao regime de Getúlio Vargas. Depois de vencer a Revolução de 30, Getúlio Vargas assumiu o poder como líder provisório do Brasil. Durante essa revolução, Vargas recebeu o apoio de São Paulo e de outros estados. Inicialmente, Vargas havia assumido o compromisso de realizar eleições presidenciais em um futuro próximo.
No entanto, com o passar do tempo e Vargas não cumprindo sua promessa, o público sentiu uma sensação de desilusão e decidiu resolver o problema por conta própria, rebelando-se contra o governo. O último grande conflito armado no Brasil foi a Revolução Constitucionalista, ocorrida em São Paulo e também o movimento mais significativo ali ocorrido. A Revolução finalmente concluiu em 2 de outubro de 1932.
25 de julho: Dia de São Tiago (feriado no Amapá)
O dia 25 de julho é o Dia de São Tiago, e no Amapá são realizadas festas para comemorar a data, uma tradição que existe há mais de 200 anos. Com origem em África, esta tradição celebra a bravura de um soldado que parece estar a ajudar os cristãos contra os mouros. Acredita-se que o soldado era São Tiago.
As comemorações deste feriados julho 2023 incluem encenações de eventos importantes da batalha, como a procissão do “Bobo Velho“. “Bobo Velho” é a personagem que representa os vigias enviados pelos mouros para vigiar os cristãos. Durante o desfile, as pessoas jogam bagaço de laranja no personagem.
28 de julho: Dia da Adesão do Maranhão à Independência do Brasil (feriado no Maranhão)
O dia 28 de julho está na lista dos feriados julho 2023 dentro do estado do Maranhão, porque comemora quando o estado do Maranhão reconheceu a independência do Brasil declarada em 7 de setembro de 1822. Como o Maranhão é um estado rico com laços muito fortes com Portugal, ele se recusa a reconhecer a independência do Brasil. Em 28 de julho de 1823, a cidade de St. Louis foi cercada pelo mar, obrigando-a a se render. Foi assinado alguns dias depois, em 7 de agosto de 1823.