O Aeroporto Internacional do Recife é maior, mais confortável, mais sustentável, mais novo e tem aumento de 60% na capacidade operacional.
Na terça-feira (12 de dezembro), a Aena Brasil, concessionária que administra o terminal, lançou a ampliação e modernização dos equipamentos.
Segundo a concessionária, a área útil do aeroporto aumentou 40% e a capacidade de movimentação de voos e passageiros aumentou 60%. Tudo está de acordo com as normas da concessionária e está implementado em 80 aeroportos e dois heliportos em todo o mundo.
As novidades incluem a construção de um terminal para voos internacionais, uma área reversível que também pode ser utilizada para destinos domésticos, quatro novas aeropontes, mais lojas e restaurantes. A ampliação do pátio permitirá o estacionamento simultâneo de até cinco aeronaves de grande porte, potencialmente atraindo mais voos internacionais para a capital pernambucana.
Segundo a Aena Brasil, o terminal já é o mais movimentado do Nordeste, recebendo mais de 700 mil passageiros todos os meses, e atualmente ocupa uma área de 70 mil metros quadrados. É também a mais movimentada de todas as capitais brasileiras (excluindo a região Sudeste e Brasília).
Investimento no Aeroporto Internacional do Recife
A Aena Brasil disse que a empresa investiu 1,4 bilhão de reais em obras estruturais nos seis aeroportos que administra no Nordeste. Outros R$ 500 milhões serão investidos em sistemas, equipamentos e novas manutenções.
O terminal do Recife instalou quatro novos dedos (pontes de embarque), escadas rolantes, carrosséis automáticos de bagagens desde o check-in até o embarque e carrosséis de devolução de bagagens aos passageiros. A infraestrutura também está preparada para rastrear todas as bagagens despachadas por meio de tomógrafos, aumentando significativamente a segurança operacional.