Existem diversas ferramentas na internet para fazer pesquisas e comparar preços. Uma das vantagens é ver os preços em diversas empresas ao mesmo tempo e criar alertas, assim você será notificado quando a passagem atingir um valor mínimo desejado.
3 dicas para escolher o melhor site para comprar passagens
Para escolher o site, considere as seguintes 3 dicas:
1. Cheque a reputação do site
Depois de escolher o site, verifique sua reputação acessando o histórico de reclamações do Procon de seu município e do site consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça. Outra opção é consultar a lista do Procon-SP, que mostra cerca de 500 sites que devem ser evitados.
2. Confira as opções de pagamento oferecidas
Algumas empresas oferecem parcelamento no cartão de crédito e outras não. Esse detalhe pode ser determinante para sua escolha. Em sites de empresas estrangeiras, como a TAP de Portugal ou a Air France da França, normalmente o pagamento é feito à vista, pois a prática de parcelamento não é comum fora do Brasil.
Porém, se essa passagem comprada por meio de uma agência, como Submarino Viagens ou Decolar, por exemplo, pode haver opção de parcelamento para essas mesmas passagens.
Dê preferência ao pagamento por cartão de crédito, em vez de boleto ou PIX, pois ele oferece uma segurança a mais para o consumidor, caso precise cancelar a compra.
3. Janela anônima
Uma dica interessante é fazer as pesquisas em uma janela anônima do seu navegador de internet. Assim, o algoritmo dos sites não identifica seu interesse pelo produto e você não corre o risco de ver os preços um pouco mais altos na próxima vez que entrar no site — principalmente os indecisos e quem faz buscas com frequência. Esse detalhe pode impactar nos valores e na sua decisão de compra.